'É fácil amar o outro (...), quando o papo é leve,
o riso é farto, e o chope é gelado.
É fácil amar o outro nas férias de verão,
no churrasco de domingo, nas festas agendadas
no calendário do de vez em quando.
no churrasco de domingo, nas festas agendadas
no calendário do de vez em quando.
Difícil é amar quando o outro desaba.
(...)E entende tudo errado.
E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo.
A identidade. A coerência. O rebolado.
(...)E entende tudo errado.
E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo.
A identidade. A coerência. O rebolado.
Difícil amar quando o outro fica cada vez mais
diferente do que habitualmente ele se mostra
ou mais parecido com alguém
que não aceitamos que ele esteja.
diferente do que habitualmente ele se mostra
ou mais parecido com alguém
que não aceitamos que ele esteja.
Difícil é permanecer ao seu lado
quando parece que todos já foram embora.
Quando as cortinas se abrem
e ele não vê mais ninguém na plateia.
Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não,
exige que a gente saia do nosso egoísmo,
do nosso sossego, da nossa rigidez,
do nosso faz-de-conta,
para caminhar humanamente ao seu encontro.
quando parece que todos já foram embora.
Quando as cortinas se abrem
e ele não vê mais ninguém na plateia.
Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não,
exige que a gente saia do nosso egoísmo,
do nosso sossego, da nossa rigidez,
do nosso faz-de-conta,
para caminhar humanamente ao seu encontro.
Difícil é amar quem não está se amando.
Mas esse talvez seja, sim, o tempo
em que o outro mais precisa se sentir amado.
Eu não acredito na existência de botões,
alavancas, recursos afins,
que façam as dores mais abissais desaparecerem,
nos tempos mais devastadores, por pura mágica.
Mas eu acredito na fé,
na vontade essencial de transformação,
no gesto aliado à vontade, e,
especialmente, no amor que recebemos,
nas temporadas difíceis,
de quem não desiste da gente.'
(Ana Jácomo)
Ps: Achei lindo este texto...
Faz a gente meditar no sentido da verdadeira amizade!
Fico feliz por ter amigos assim!
em que o outro mais precisa se sentir amado.
Eu não acredito na existência de botões,
alavancas, recursos afins,
que façam as dores mais abissais desaparecerem,
nos tempos mais devastadores, por pura mágica.
Mas eu acredito na fé,
na vontade essencial de transformação,
no gesto aliado à vontade, e,
especialmente, no amor que recebemos,
nas temporadas difíceis,
de quem não desiste da gente.'
(Ana Jácomo)
Ps: Achei lindo este texto...
Faz a gente meditar no sentido da verdadeira amizade!
Fico feliz por ter amigos assim!

Nenhum comentário:
Postar um comentário